domingo, 24 de novembro de 2013

Memória dos Paladares no I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade - III

Na passagem por Foz do Iguaçu, tivemos experiências e percepções que relato a seguir:

Culturas alimentares em Foz do Iguaçu

            A cidade de Foz do Iguaçu é conhecida por 3 fatos principais: as Cataratas do Iguaçu, a Usina de Itaipu, e a tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina. A cidade ainda é sede da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), onde foi realizado o congresso, e traz universitários de todo o país.

            Por ter uma população tão diversa, as culturas alimentares possuem características de várias regiões, porém uma peculiaridade do local é a existência de muitos estabelecimentos de comida árabe. Segundo uma das estudantes da UNILA, Foz do Iguaçu possui uma comunidade árabe muito grande, que acreditam ser a segunda maior no Brasil, tirando a de São Paulo.  Por conta disso, é comum alimentos como kafta, esfihas, tabules, e shawarma. O shawarma é um alimento com carne bovina ou de frango (feitos no estilo do churrasco grego), creme de alho, alface, entre outros ingredientes, envolto em pão sírio.

Um dos estabelecimentos que vendem comida árabe da região


Shawarma de carne (acima) e de frango (abaixo).

Além da comida árabe, há muitas barraquinhas e estabelecimentos que vendem lanches, e muitas pizzarias com sabores variados, e claro, comida caseira. 

Pizza de Filet Mignon

Comida Caseira
Parque Nacional e Usina de Itaipu
Visando pesquisar sobre a questão da sustentabilidade, foram feitos dois trabalhos de campo: Visita ao Parque Nacional do Iguaçu, onde as Cataratas do Iguaçu estão localizadas, e à Usina de Itaipu.
O Parque Nacional do Iguaçu é uma das principais áreas de preservação do Brasil, tendo recebido da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade, em 1986. Em 2010, foi criado o Projeto Respeito à Vida, com ações de conscientização à preservação do local.

Mapa das Cataratas do Iguaçu no Parque Nacional do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

A Itaipu Binacional fornece energia para o Brasil e Paraguai, e é considerada a maior geradora de energia limpa do mundo. Possui um pólo tecnológico avançado e atualizado, além de vários programas ligados à sustentabilidade também. Um desses programas é o Desenvolvimento Rural Sustentável, do programa maior Cultivando Água Boa. Tem como público alvo os agricultores de propriedades rurais da Bacia do Paraná, principalmente os que estão em sistema de agricultura familiar, representando quase 90% da produção. Dado o alto potencial de degradação ambiental e baixa sustentabilidade, o programa oferece apoio às famílias que se associam.

Usina de Itaipu

Foi dentro da Itaipu também, na PTI (Parque Tecnologico Itaipu), que se realizou o I Congresso Internacional América Latina e Interculturalidade. O Projeto Memória dos Paladares esteve presente realizando uma intervenção lúdica com o Túnel das Sensações e a Exposição Fome de Você.
Logo que saíam da última Sessão Temática, os participantes eram conduzidos ao nosso espaço de atividade antes de partirem. Seus olhos eram vendados, e com os sentidos do olfato e tato, descobriam qual eram os temperos e alimentos que estavam no pote. Assim que tiravam a venda, podiam apreciar visualmente a exposição Fome de Você e liam uma frase sorteada da exposição. Abaixo, está um exemplo de uma das frases sorteadas:

“A fome de amar é real, não se traduz em fios
Meu ouvido não ama, apenas ouve os seus reclames.
Jota Quest”
Exemplo de frase que o participante sorteia ao final do Túnel das Sensações.


Espaço onde era realizado o Túnel das Sensações e a Exposição Fome de Você


Participante do Túnel das Sensações
Espaço do Projeto com bastante movimento e participantes.


Equipe do Projeto Memória dos Paladares e Batuclagem em Foz do Iguaçu








Ana Lee é estudante do Bacharelado em Ciência & Tecnologia 
da Universidade Federal do ABC 
e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário