segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita dos Bolsistas e Voluntários dos Projetos Batuclagem e Memória dos Paladares na Ocupação Novo Pinheirinho - 23/08/2013

      No dia 23 de agosto de 2013, bolsistas e voluntários dos projetos de Extensão Batuclagem e Memória dos Paladares reuniram-se às 14:00 horas, juntamente com a coordenadora dos respectivos projetos, Ana Maria, para visita a ocupação Novo Pinheirinho do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, localizado em Santo André – SP.

Equipe chegando a comunidade

     Além destes, estavam presentes os alunos Daniele e Guilherme do Projeto de Extensão Diversidade e Performances coordenado pela Profª. Drª. Andrea Paula dos Santos, e a aluna colaboradora Cynthia Ziviani.

Comunidade Novo Pinheirinho.
         
      Ao chegarmos no local, fomos conduzidos ao local onde são realizadas as reuniões. As atividades começaram. com a apresentação de todos os presentes, onde os alunos da Universidade Federal do ABC, falaram seus nomes, os cursos que estão cursando e o projeto que faziam parte. Por parte dos integrantes do movimento, os mesmos também falaram seus nomes e nos contaram um pouco da história da ocupação, como a mesma ocorreu e as dificuldades que encontraram e ainda encontram.

Membros da Comunidade Novo Pinheirinho.

      Foi levantada a questão de incêndios que vem ocorrendo na ocupação e a suspeita dos mesmos serem de origem criminosa. A coordenadora Maria, nos falou também sobre os avanços referente a negociação do terreno em que se encontra a ocupação.

      Foi questionado por parte dos membros na UFABC quais os critérios para a realização da ocupação e nos foi explicado que geralmente são terrenos em área de interesse social, e que estão desocupados a algum tempo e nos explicou como ocorreu a ocupação do local.

Alunos da UFABC na Ocupação Novo Pinheirinho.
.
      Após discussões sobre estas questões iniciou-se a abertura das agendas para marcar possíveis datas para que os projetos realizassem atividades na comunidade, uma vez que nos foi dito, que esta se encontrava carente não apenas de alimentos, roupas mas também de atividades culturais.

      Tais atividades foram marcadas para o inicio de setembro tanto para os alunos do projeto Batuclagem como para os do Memória dos Paladares, para mais uma vez haver maior interação entre a comunidade acadêmica como para a população do local.



Postado por: Ana Sueling Alves Diniz, historiadora formada pela Universidade do Grande ABC , aluna do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário