sexta-feira, 27 de setembro de 2013


      No dia 19 de Setembro de 2013, o projeto de extensão Memória dos Paladares em foi até a Universidade de São Paulo, para participação do encontro internacional de musica e mídia, O gosto da Musica.
      Os alunos da Universidade Federal do ABC reuniram-se às 9:00 horas do domingo na cozinha da universidade para irem até o local. Estavam presentes Ana Lee, João, Felipe e Vanessa do projeto Memória dos Paladares, ale é claro da orientadora e coordenadora do projeto Ana Maria Dietrich.
Bolsistas, voluntários, e coordenadora do Memória dos Paladares chegando na Universidade de São Paulo

      No encontro de musica e mídia tivemos a oportunidade de assistir a apresentação dos trabalhos de Antonio Layton - O samba e a cerveja como símbolos nacionais: eu sou Brahmeiro, Thiago Marcelo – Festa do Divino Espírito Santo: musica e devoção no nordeste baiano, e Estevão Amaro: O folclore de Olímpia, o Grupo Sabor Marajoara e o Culto da Jurema: ”invenções” sucessivas e complementares.  
      As 16:00 horas ocorreu a apresentação do projeto “Fome de você – Troca de sabores e sabores” do Memória dos paladares, apresentado pela coordenadora e orientadora Ana Maria Dietrich, com colaboração dos bolsistas Ana Lee e João, onde foi apresentado o objetivo do projeto Memorias, mostrando a implantação de uma horta comunitária no novo pinheirinho, e apresentação do projeto que promove diálogos e rodas de memórias sobre cultura alimentar com estudantes da Universidade, comerciantes e moradores da região.                      
Ana Maria Dietrich apresentando o projeto “Fome de você – Troca de sabores e sabores”.


      No final da Apresentação, foi realizado um túnel das sensações com participantes do encontro internacional de musica e mídia, a fim de que estes experimentacem a sensação de redescobrir alimentos utilizados em nosso dia dia, pois agora teriam como primeiro contado não a visão, mas sim o tato e o olfato.
Ana Lee  e João realizando o Túnel das Sensações com participantes do encontro.

Ana Lee realizando o Túnel das Sensações com participantes do encontro.


Foi pedido para que as pessoas que participaram do túnel das Sensações descrevessem o que tinha sentido nessa experiência, a participante Renata Constantini a descreveu como algo surpreendente, pois nesta experiência se descobre o alimento pelo olfato, tato e sabor, e só depois com a visão, tornando a sua percepção diferente.

      

Postado por: Vanessa Soares da Silva, aluna do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário