segunda-feira, 16 de setembro de 2013

II Encontro - Memória dos Paladares no Festival de Inverno de Paranapiacaba - 3° final de semana - 27 e 28 /07/2013

      Começo a escrever sobre quão maravilhosa são minhas impressões sobre a vila e o próprio Festival de inverno de Paranapiacaba. Neste final de semana foram como representantes do Projeto Memória dos Paladares Cyntia e eu. Chegamos por volta das 13 horas na vila e organizamos as atividades que foram desenvolvidas na Casa Fox, espaço este que nos foi concedido pela organização e que era por demais apropriado uma vez que o objetivo do espaço era trabalhar com dos diversos sentidos,  como a audição com uma exposição de instrumentos musicais, a visão, com fotografias da cidade e o paladar através do Túnel das Sensações elaborado  pelo  Projeto Memória dos Paladares.

Casa Fox.

      Desta forma sábado e domingo passaram rápido uma vez que a todo instantes pessoas vinham visitar o espaço e participavam da atividade, onde apresentávamos o Projeto bem como recebíamos as mais diversas sugestões para novas atividades sendo uma troca extremamente importante com o público.

Ana realizando atividade com os visitantes.


      Observamos que poucas pessoas, apesar de utilizarmos temperos, chás e alimentos simples dão pouquíssima atenção para o tato e o cheiro dos alimentos quando estão cozinhando ou se alimentando, e isso nos chama a atenção para a velocidade com que a alimentação vem sendo realizada, cada vez com mais pressa , perdendo todo o ritual que por anos foram mantidos por nossos avôs por exemplos.
             
      No domingo a tarde realizou-se um pequeno debate com integrantes da Casa da Lagartixa preta sobre hortas urbanas e com o Hélio Francisco, também aluno da UFABC que trabalha com compostagem. Neste debate procuramos entender qual o sentido da horta urbana, como reaproveitar restos de alimentos diminuindo assim o acúmulo de resíduos através da compostagem e os como esta pode ser utilizada dentro de uma residência.

Debate sobre Hortas Urbanas.

      Esta atividade foi uma pequena preparação para a atividade que foi posteriormente realizada na UFABC sobre Hortas urbanas.

Ana e Cyntia.

Postado por: Ana Sueling Alves Diniz, historiadora formada pela Universidade do Grande ABC , aluna do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário