segunda-feira, 16 de setembro de 2013

II Encontro - Memória dos Paladares do Festival de Inverno de Paranapiaca - 2° Final de semana. Dias 20 e 21 /07/2013

      Nesta postagem narrarei a intervenção do projeto de pesquisa e extensão Neblina Sobre Trilhos no Festival de Inverno de Paranapiacaba. A ideia era fazer um bate papo a respeito do sabor ligado ao tema Ferrovia. Logo que recebi o convite da Prof. Ana Maria, pensei no Café e no cotidiano dos ferroviários que hoje trabalham na cozinha para atender a demanda de turistas na Vila.

      Participei no primeiro domingo (14.07) do FIP, chegamos por volta das 13h00, montamos a mesa de som e de projeção na frente da Casa Fox e arrumamos a exposição fotográfica/textual do grupo Memórias dos Paladares intitulada Fome de Você.

      A primeira atração foi a intervenção teatral Fome de você (Memórias dos Paladares/ Batuclagem/ UFABC), que atuou com a explicação do Projeto e fizeram a peça no formato de uma palestra, onde a debatedora era estrangeira e a tradução eram feitas por duas atrizes, estudantes da UFABC integrantes do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.

      Na frente da casa fizemos uma seleção musical com brasilidades, proporcionamos um ambiente agradável que as pessoas que passavam interagiam, cantavam e dançavam, perguntavam sobre as atividades e foram convidadas para as nossas apresentações.

      No evento encontrei alguns colaboradores do documentário – inclusive, um dos únicos que ainda não tínhamos encontrado (!) - entregamos algumas cópias do DVD, conversamos sobre assuntos do cotidiano.

Soraia com um colaborador da vila.

      O Tião da Viola, é ferroviário aposentado e toca viola, uma das composições sonoras do documentário Transformação Sensível, Neblina Sobre Trilhos é de sua autoria.

      Em seguida, ajudamos a intervenção performática denominada Strawberry Fields forever (Dir. Marcy Rock/ Fundação das Artes São Caetano). Nesta apresentação a atriz Marcy Rock utilizou a musica do Beatles, composta por John Lennon e creditada à dupla Lennon-McCartney e algumas imagens projetadas. Utilizou um tecido vermelho e com movimentos expressivos compôs sua atuação conforme as batidas e compasso musical. Ao final, emocionou os espectadores ao espremer o morango no seu peito.

Atriz Marcy Rock.

Veja o vídeo The Beatles Strawberry Fields Forever:

http://www.youtube.com/watch?v=J3jrWVp2L7U


      Após performance exibimos o documentário, mas começou uma banda ao lado que impediu do diálogo ser mais massivo. Apesar deste percalço fizemos alguns contatos e as conversas foram realizadas de forma paralela. O que, ao meu ver foi positivo por dar continuidade as atividades do projeto na própria Vila.

      No dia 21.07, a programação contou com a exposição Fome de Você e com o debate do
Consumo Consciente com a Lídia Moura, a Fernanda Soncini e o Victor Dimitrov colaboradores do Coletivo Consumo Consciente ABC (http://consumoconscienteabc.blogspot.com.br/)com a Cynthia Ziviani do Alternativa Orgânica (https://www.facebook.com/pages/Alternativa-Orgânica/).

      Foi interessante o debate entre os dois núcleos que apesar de defenderem a produção orgânica e desenvolvimento da agroecologia, são substancialmente diferentes.

      Inicialmente, participei de algumas reuniões do projeto Consumo Consciente ABC, hoje continuo colaborar com a divulgação das compras coletivas bem como a realização da compra para meus amigos e família. Para quem não conhece “é um coletivo formado por pessoas preocupadas com o devastador avanço do agronegócio em nosso país e a enorme desigualdade social provocada por este modelo de progresso. Nosso objetivo é discutir as relações de consumo na sociedade atual e despertar a consciência para a importância de nossas escolhas. Acreditamos que consumir com consciência vai além do "não consumir em excesso", mas também envolve a qualidade daquilo que consumimos.
     
      No caso dos alimentos, dar preferência a produtos oriundos da pequena agricultura, como a agricultura familiar, orgânica, permacultura, agroecológica e agroflorestal, além de uma opção saudável, é também uma forma de resistência ao agronegócio e porque não dizer, ao capitalismo e a todas as formas de progresso destrutivo.
     
      Para facilitar o acesso logístico e financeiro para aquisição de produtos ecologicamente produzidos, pretendemos diminuir a distância entre o campo e a cidade através da organização de uma cooperativa de consumidores conscientes.

            Propostas de atividades e ações que despertem a consciência e a responsabilidade são muito bem-vindos! Este projeto está nascendo e a contribuição de todos os interessados será muito importante para o sucesso dessa ideia!

Dúvidas envie e-mail para
consumoconscienteabc@gmail.com

      Já o Alternativa Orgânica - pelo que entendi - é um coletivo institucional que visa o abastecimento/comercialização dos insumos orgânicos nos restaurantes, com o objetivo voltado ao empreendedorismo.

      Neste mesmo dia, às 18h promoveríamos o debate (Paranapiacaba, a ferrovia e seus sabores com Soraia O. Costa (mestranda em História da Ciência – UFABC) seguido de projeção do documentário Transformação Sensível, Neblina sobre Trilhos (dir. Soraia O. Costa e Rafael Caitano) que seria exibido no telão da Nascente de Paranapiacaba Olho D Água, porém a neblina desceu no momento que seriam instalados os equipamentos necessários com isso não foi possível realizar tal projeção. Mas, aproveitei o local que houve a performance Strawberry Fields forever (Dir. Marcy Rock/ Fundação das Artes São Caetano) e, entre algumas pessoas interessadas, conversei sobre o projeto Neblina Sobre Trilhos e a história da Vila.


Soraia Oliveira Costa
Mestranda em História da Ciência - Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência e Matemática, Universidade Federal do ABC.


Pesquisadora e diretora do projeto de extensão Neblina Sobre Trilhos - UFABC/CUFSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário