segunda-feira, 23 de setembro de 2013

III Encontro - Hortas Urbanas - 28/08/2013

      No dia 28 de agosto, ocorreu no Laboratório Cozinha – Memória dos Paladares o III Encontro que abordou o tema Hortas Urbanas.
      
      Este encontro contou com a ilustre presença dos Membros da Casa da Lagartixa Preta para um debate sobre o respectivo tema, o aluno Hélio Francisco dos Santos, educador ambiental e aluno da Universidade do curso Engenharia Ambiental e Urbana, além da presença da Profª. Drª. Andrea Paula dos Santos.

Profª Dra Andrea Paula


Convidados da Casa da Lagartixa 

      As atividades tiveram início das 14:00 horas com a degustação às cegas de um pequeno aperitivo preparado pela aluna e voluntária do projeto Cyntia Morishita Onuki e após isso houve apresentação de dança contemporânea da aluna e bolsista do projeto Ana Sueling Alves Diniz.

Convidados Vendados para degustação a cegas

Degustação a cegas

      O objetivo da realização destas atividades era inicialmente desenvolver outros sentidos que não o da visão durante o ato de se alimentar e a apresentação tentou levar os convidados para um lugar distante das amarras construídas pelos muros de concretos do meio urbano.

      Assim, iniciou-se a roda de conversas sobre o tema Hortas Urbanas onde houve uma participação bastante atividade dos membros da Casa da Lagartixa Preta  e da Profª. Drª. Andrea Paula dos Santos  (Coordenadora do Projeto Diversidades e Performances que é parceiro do Projeto Memória dos Paladares.


Dança Contemporânea apresentada pela Ana Diniz 

Degustação dada aos convidados

      O debate foi mediado pela Profª. Drª. Ana Maria Dietrich, Coordenadora do presente projeto.


      Houve também a Exposição O2 na Metrópole que buscou mostrar hortas urbanas nos grandes centros urbanos. Estas por sua vez, tem como finalidade não apenas a produção de alimentos sem agrotóxicos nas cidades mais também promover uma melhora da qualidade do ar, através dos processos metabólicos realizado pelas plantas, onde há a captura de Dióxido de Carbono e a liberação de Oxigênio, essencial para a vida humana.


Exposição O2 na Metrópole


      As fotógrafas da exposição foram a coordenadora Ana Maria Dietrich e as alunas bolsistas do projeto, Ana Lee e Letícia Oldal, buscando promover o contraste entre o cinza da cidade, que é construída através de pedras e concreto e a beleza e sutiliza promovida nas plantas que podem nascer e crescer dentro dos mais diversos espaços desde que promovidas condições mínimas.
     
      A exposição montada pelos alunos Ana, Cyntia e João buscou evidenciar este contraste.

Postado por: Ana Sueling Alves Diniz, historiadora formada pela Universidade do Grande ABC , aluna do Bacharelado de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do ABC e bolsista do Projeto de Extensão Memória dos Paladares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário